Onde a Alma Nordestina se Encontra...


Muitos me perguntam qual o segredo do Cariri Cangaço... A todos tenho respondido que na verdade não há segredos, o que acontece é uma união de propósitos e muito trabalho. Nosso principal combustível é o entusiasmo e uma unica paixão: O sertão. Encerramos a agenda 2015 de nosso Cariri Cangaço com a realização do Edição de Luxo - Ano V; tendo como anfitrião o estado do Ceará, e as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira e Missão Velha, entre o dias 23 e 26 de setembro de 2015, coroando de êxito um ano simplesmente espetacular.

 Raul Meneleu e Manoel Severo
Jorge Remígio, Nilton Fidalgo e Jair Tavares
Gerlane Carneiro, Neli Conceição e Alcides Carneiro
Elane Marques e Oleone Fontes

Mais uma vez reunimos no Cariri Cangaço pesquisadores de todo o Brasil, as regiões; norte, nordeste, sudeste e centro-oeste estiveram presentes, consolidando a integração da alma sertaneja num dos mais festejados eventos do ano, que ao lado das edições, em Março do Cariri Cangaço Princesa; nas cidades de Princesa Isabel e São José de Princesa e em Julho do Cariri Cangaço Piranhas, nas cidades de Piranhas e Poço Redondo, confirmam o Cariri Cangaço como o mais importante e respeitado evento sobre a temática do Brasil.

O Cariri Cangaço é realizado pelo Instituto Cariri do Brasil e prefeituras parceiras nos estados; do Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Conta com o apoio vital da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e possui um conselho consultivo formado por personalidades de reconhecimento nacional, é o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa.

Pedro Barbosa e Elane Marques; Tereza Cristina e Manoel Serafim; Juliana Pereira e Wescley Rodrigues; Neli Conceição e Narciso Dias 
Tereza Cristina, Neli Conceição e Manoel Serafim
Neli Conceição e Iris Mendes; Elane e Archimedes Marques; Antonio Edson e José Bezerra; Oleone Fontes e Manoel Serafim 
Voldi Ribeiro e Heitor Feitosa Macedo 
Josué Macedo e Louro Teles

"O Cariri Cangaço, é hoje uma festa que atrai muita gente e não deixa de ser um Fórum de Estudos e Debates sobre temas importantes da história do Cangaço no Nordeste Brasileiro! Tem importância relevante para o conhecimento das novas gerações que, infelizmente desconhecem o assunto, por inexistentes nas grades curriculares do Ensino Básico e das Universidades! Acredito que em futuro próximo, dado a relevância do assunto, a história do cangaço será inclusa como matéria nas escolas do Nordeste, como mais um valor do conhecimento e da pesquisa na área da Geografia Social! Que essa idéia evolua e fortaleça a história social do Nordeste!" fala o Coronel Vasques Landim de Missão Velha. Já o pesquisador de Agua Branca, Alagoas; Edvaldo Feitosa diz:"Que família contagiante, a família Cariri Cangaço. Todos em um só coração. Fui a este solo sagrado, a região do cariri, no Ceará, pela primeira vez, adorei, aplausos para todos. No próximo não esqueçam de mim."

 Veridiano Dias, João de Sousa Lima e Celsinho Rodrigues
Francimary Oliveira, Neli Conceição e Fátima Cruz
Jorge Remígio, João de Sousa Lima, Manoel Severo e Urbano Silva
Antônio Vilela e Juliana Pereira

Manoel Serafim, pesquisador de Floresta- Pernambuco: "A saudade é imensa, saí do Juazeiro do Norte já com saudades e o melhor é que é contagiante, levei antes minha esposa Tereza Cristina para Piranhas e agora para o Ceará; ela também está totalmente contagiada, fazendo planos para o próximo Cariri Cangaço, esse evento foi perfeito, ficamos muito orgulhosos em sermos acolhidos no coração da Família Cariri Cangaço", já o advogado e pesquisador Luiz Antonio de Caicó revela:"Como foi gratificante reencontrar os amigos, abraçá-los e compartilhar o que de bom foi proporcionado mais uma vez pelo Cariri Cangaço! Pena que foram poucos dias!"

Gerlane Cavalcante de Serraria, Paraiba confirma: "Sou muito feliz por fazer parte dessa grande família "Cariri Cangaco" onde tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e valorosas. Nosso curador Manoel Severo, verdadeiro líder, que sabe ser amigo e demonstra toda sua liderança, conciliando tudo com maestria. Um grande abraço e vamos aguardar o próximo encontro pra matar as saudades" 

 Francimary Oliveira e Ana Lúcia; Elane, Joventino e Neli Conceição; Narciso Dias e Jorge Remigio; Sonia Jaqueline e Ingrid Rebouças
Ingrid Rebouças e Wescley Rebouças 
Dona Francisca e Raul Meneleu, Veridiano Dias e Renato Bandeira
Cel. Vasques Landim, Bosco André, Dr Fernando e Ivanildo Silveira
Francimary Oliveira, Aderbal Nogueira, Oleone Fontes e Manoel Severo

"Manoel Severo, talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer a todos com justiça, com o devido merecimento. sua ajuda e seu apoio foram para mim de valor inestimável, contudo, é tudo o que me resta, me expressar através da limitação de meras palavras, e com elas lhe prestar esta humilde, mas sincera, homenagem. Muito obrigado! Com todo o carinho e de coração eu lhe agradeço, e pelo resto da minha vida lhe agradecerei! Pelos momentos felizes que sempre passo nesse extraordinário evento, Cariri Cangaço a minha família nordestina, amigos são a família Cariri Cangaço que escolhi , mas que apenas alguns privilegiados como eu, podem construir com pessoas tão extraordinárias, e por esse fato eu agradeço."

E continua Neli, "agradeço a bênção, a dádiva enorme que é poder compartilhar a vida com pessoas tão maravilhosas como os amigos que sempre tive a sorte de ir encontrando pela vida. Meus amigos são um tesouro precioso, uma graça quase divina, uma felicidade constante! Enfim obrigada por tudo por essa família que hoje é a minha casa. Deixo aqui os parabéns pelo lindo evento , sei que foi uma luta , você foi valente e novamente foi maravilhoso. Somos vitoriosos e privilegiados por ter você como nosso grande amigo." é o testemunho de Neli Conceição, filha dos ex-cangaceiros Moreno e Durvinha . 

 Comando do GPEC, Jair Tavares, Narciso Dias e Jorge Remígio
 Francimary Oliveira e Iris Mendes Medeiros
Celsinho Rodrigues, Manoel Severo e Arlindo Barreto
Veridiano Dias, Urbano Silva, João de Sousa Lima, Louro Teles e Luiz Antonio
Ranaíse Almeida, Neli Conceição e Francimary Oliveira

Para Jorge Remígio, de João Pessoa, diretor do GPEC "O Cariri Cangaço 2015 na minha opinião , o dia 24 de setembro, ficou marcado na história desse conceituado seminário itinerante. Para mim foi muito profícuo o painel em Lavras da Mangabeira. Uma verdadeira aula dos professores Heitor Feitosa Macedo de Crato-CE e Urbano Silva de Caruaru-PE, discorrendo sobre o Pacto dos Coronéis. Posteriormente fomos contemplados com a brilhante exposição itinerante do competente professor João Tavares Calixto Junior, sobre a invasão de Lavras por Quinco Vasques, pelas ruas da acolhedora cidade, coroando o evento com a sua excelente conferência na Câmara de Vereadores, sem dúvidas um sucesso. "

Já o pesquisador e escritor Calixto Junior fala "registro aqui o meu agradecimento aos organizadores do Cariri Cangaço 2015, em especial à Secretária de Cultura Lavrense Cristina Couto, pelo convite a fazer parte de tão importante movimento de exaltação á nossa história e cultura popular e a Manoel Severo , a minha admiração pela retidão e caráter."

 Gerlane e Alcides Carneiro
 João de Sousa Lima e Ivanildo Silveira
Geraldo Ferraz e Rosane Ferraz
Juliana Pereira e Aderbal Nogueira
Jorge Remigio e Junior Almeida
Antônio Vilela e Juliana Pereira

O pesquisador e professor de Caruaru, Urbano Silva, em sua primeira participação como painelista do Cariri Cangaço se diz "honrado pela oportunidade e também pelo convite para participar do debate. Identidade cultural do nordeste tratada com a marca dos seus maiores guardiões. Dr. Severo, seu prestígio e dedicação faz toda a diferença. Deus nos ilumine sempre!" Já o pesquisador e maior livreiro do cangaço, do Brasil, Professor Pereira de Cajazeiras:"Amigo Manoel Severo obrigado pela acolhida e proporcionar aos estudiosos do Cangaço e temas afins, um excelente evento, como sempre nosso Cariri Cangaço."

Para o pesquisador e escritor Emerson Monteiro, o "Cariri Cangaço é um movimento cultural que resgata a história do feudalismo nordestino pelos caminhos de interpretação consistente, eis o que sintetiza o empenho dessas personalidades, sob a coordenação do pesquisador Manoel Severo, que fazem o esforço de seguir as mesmas estradas percorridas pelos cangaceiros, andanças de conhecer os meandros de um tempo que ficou relegado ao ostracismo do segundo plano, estigmatizado na memória brasileira".

 Ingrid Rebouças, Neli Conceição, Wescley Rodrigues, Archimedes e Elane Marques
 Neli Conceição, Sabino Bassetti, Juliana Pereira e Pedro Barbosa
Veridiano Dias, Afrânio Mesquita, Tomaz Cisne, Aderbal Nogueira, Louro Teles, Joventino e Geraldo Ferraz
Bosco André, Manoel Severo, Dona Orlandina e Aderbal Nogueira
Alan Ferreira, Elane Marques e Voldi Ribeiro

"O Cariri Cangaço cumpre galhardamente mais uma missão. Hoje, sábado vinte e seis de setembro, em Juazeiro do Norte, Ceará; tivemos a grata satisfação de participarmos do encerramento da Edição de Luxo Ano V do Cariri Cangaço. Excelente evento cujo registro ficará armazenado nos corações e nas mentes de quem amoldou os seus afazeres incluindo e prestigiando o magnífico evento. No final o balanço positivo de multi-atividades de cultura e lazer durante quatro dias. Encontros, fotos, abraços, sorrisos e o diletante prazer de ter participado de mais uma indizível sessão da nossa confraria. Seus líderes, em suas variadas preleções sempre enalteceram a presença de todos." Ressalta Jair Tavares de João Pessoa.

 Renato Bandeira e Oleone Fontes
Voldi Ribeiro e Manoel Severo
Nilton Fidalgo e Afrânio
Narciso Dias, Ivanildo Silveira, Ângelo Osmiro, Jorge Remigio e João de Sousa Lima
Cristina Couto e Manoel Severo

Iris Mendes Medeiros, de Nazarezinho; uma das organizadoras do Cariri Cangaço na Paraíba, "meu amigo Severo, quero lhe parabenizar por mais um espetacular evento de sucesso, bravo !" Tereza Barros de Água Branca, em Alagoas:"Agradeço imensamente pela oportunidade de participar desse grande evento da cultura nordestina, o Cariri Cangaço e seus pesquisadores enriquecem nosso conhecimentos".

A pesquisadora de Quixadá, advogada e historiadora Juliana Pereira confessa" que faltam-me palavras para agradecer quão feliz sou por fazer parte desta história, desta família... O evento deste ano, foi um dos melhores, sem sombra de dúvidas. Saímos mais ricos em conhecimentos, fortalecemos laços afetivos e fraternos, fizemos outras tantas amizades... O bom, é confirmar a máxima de que, "só sabemos a força e a coragem que temos, até ser esta nossa unica alternativa." Manoel Severo consolidou o respeito, a amizade, a admiração e a eterna gratidão que a família Cariri Cangaço tem por ele. Não canso de externar minha eterna gratidão... Deus sabe o quanto esta família é importante pra mim, afinal, foi ele mesmo que me deu de presente... por motivos vários. Obrigada meu amigo, meu irmão, meu mestre Manoel Severo... por tudo, você sabe o que tudo isto significa pra mim, você tem o dom de enxergar com o coração... Já estou morrendo de saudade de todos. Um abraço fraterno."

Coronel Donizete e Manoel Severo 
Junior Almeida, Oleone Fontes, Francimary Oliveira, José Bezerra e Antonio Edson
Narciso Dias, João de Sousa Lima, Wolney Oliveira, Aderbal Nogueira e 
Archimedes Marques

Para o presidente do GPEC, pesquisador Narciso Dias, "a magia do Cariri Cangaço, nos transporta no tempo,possibilitando-nos a ter um melhor entendimento histórico. Conviver com essa família embora que por um período curto, rejuvenesce a alma. São confrades dos mais diversos estados proporcionando um intercâmbio cultural agradável. A saudade é um sentimento cruel, mais com os avanços tecnológicos nos permite em tempo real interagir com os amigos. Ao meu grande amigo timoneiro de tantas caminhadas Manoel Severo Barbosa, quero expressar aqui em nome do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço o nosso sentimento de gratidão. Grande abraço a todos!!!"

Ivanildo Silveira, Marcos Borges e Neli Conceição
Reclus de Plá de Santana, Antonio Tomaz e Sabino Bassetti 
 Raul Meneleu, Renato Bandeira e Manoel Severo
Laílson Feitosa, Manoel Severo e Emerson Monteiro

Uma das convidadas que pela primeira vez participava do Cariri Cangaço, pesquisadora do estado do Piauí, Francimary Oliveira: "Sinto me honrada de ter participado desse Cariri Cangaço em um momento muito especial. O meu abraço a todos os participantes, e em especial a ele, Manoel Severo, que além de todas as qualidades, é um grande ser humano."

Já o pesquisador e escritor Jose Bezerra Lima Irmão, "O Cariri Cangaço é uma entidade cultural que a cada dia se agiganta e se impõe como um fórum de estudos e debates sobre temas relevantes da história do Nordeste, envolvendo cangaço, coronelismo, movimentos messiânicos, Padre Cícero, Antônio Conselheiro, é simplesmente sensacional, é sem duvidas o maior do Brasil !"

José Bezerra Lima Irmão, Archimedes Marques, Ivanildo Silveira, Luiz Antônio, Padre Agostinho, Fátima Cruz, Professor Pereira, Raul Meneleu e Elane Marques 
Antônio Tomaz, Jaqueline Rodrigues, Ingrid Rebouças e Celsinho Rodrigues
Wescley Rodrigues, Jorge Remigio, Iris Mendes, Narciso Dias, Professor Pereira 
e Fátima Cruz
Neli Conceição, Luiz Antônio, Manoel Severo e Padre Agostinho
Luiz Ruben e Ivanildo Silveira

Para o pesquisador cratense, advogado Aglézio de Brito, "Manoel Severo mantém viva a História do cangaço. Como Virgolino Ferreira , ele percorre as vias íngremes de Estados do Nordeste com o "bando" do Cariri Cangaço, só que para estudar e discutir essa saga nordestina vacinante de cidadãos que se tornaram fora-da-lei levados pelo rolo compressor cruel da opressão econômica e da excludente injustiça social. Lampião, não sei, mas Severo é um herói." Marcos Borges, pesquisador de Caririaçu completa:"Tive hoje com esse grande Homem que só quem conhece sabe a dedicação e amor por essa causa, Manoel Severo, parabéns por tudo que tens feito na luta para manter nossas tradições e história vivas."

Manoel Severo e Marcos Borges
Djalma, Idalina e Maria Eliene Costa 
Sabino Bassetti, Manoel Severo e Ivanildo Silveira
 Pedro Barbosa, Manoel Severo e João Paulo Gomes 
Wescley Rodrigues, Juliana Pereira e Celsinho Rodrigues

Para o presidente da Câmara Municipal de Missão Velha, vereador Cícero Macedo,a festa do Cariri Cangaço em Missão Velha e a homenagem aos Terésios:"gostaria de agradecer ao Cariri Cangaço, em nome do seu curador Manoel Severo e a Bosco André pela homenagem feita ao meu tio Edson Olegário que sem sombra de dúvida um dos maiores homens que referência nossa família até hoje, que escreveu sua história e que muito nos deixa orgulhoso, o Cariri Cangaço foi um sucesso".

O pesquisador Laílson Feitosa, também estreando como painelista no evento, "ser painelista de um evento da envergadura do Cariri Cangaço é sem dúvida um compromisso de maior grandeza. Um pouco tenso, em virtude da ansiedade, porém consciente, pois eu estava a passos largos para o meu amadurecimento dentro da pesquisa historiográfica, uma experiencia extraordinária."

 Jaqueline Rodrigues, Ivanildo Silveira e Celsinho Rodrigues
Archimedes Marques, Antonio Edson, Ângelo Osmiro e Celia Magalhães
Oswaldo Alves e Reclus de Pla de Santana

O Cariri Cangaço é isso; o encontro de homens e mulheres obstinados em consolidar a memória de nosso nordeste, reunidos em torno de um evento único no planeta, onde a historia se une à arte, às tradições, ao folclore, ao amor que cultivamos por nossas origens, nosso chão. 

Nos resta agradecer a todos que fazem parte dessa grande família Cariri Cangaço; ao nosso Conselho Consultivo, à nossa equipe de produção, à nossa equipe de comunicação e articulação institucional, aos grupos de estudos que com muita determinação se dedicam a garimpar fragmentos desta verdade; SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceara e GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, às municipalidades que acreditam que podem sim construir um futuro diferente a partir da valorização de nosso passado; Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Lavras da Mangabeira, Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel, São José de Princesa, Piranhas e Poço Redondo. Muito obrigado. 

Muitos desafios se avizinham neste magnifico ano de 2016, mas isso é assunto para depois, por enquanto anotem estes nomes... E nos aguardem: Brejo Santo, Floresta, Triunfo, Água Branca, Quixeramobim, Crateús, Tauá ... Afinal de contas o Cariri Cangaço é "Onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra!" 

Cariri Cangaço
Assessoria de Comunicação Institucional
Instituto Cariri do Brasil

Nenhum comentário: