Cariri Cangaço em Noite de Homenagens em Floresta

Murilo Almeida, Marcos de Carmelita, Rorró Maniçoba e Cristiano Ferraz

A noite de abertura do Cariri Cangaço Floresta, foi marcada notadamente pelo conjunto de homenagens prestadas pelos organizadores do evento e também pela família florestana a destacadas personalidades que fazem parte do universo da pesquisa e estudo do fenômeno cangaço no Brasil. Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo o "sentimento de gratidão é nosso principal combustível, daí estarmos sempre ressaltando a importância de todos os companheiros que ao nosso lado, com talento e esforço nos ajudam a construir a consolidação de nossa memória".

 Raul Meneleu recebe o Diploma de João de Sousa Lima
 Carlos Alberto recebe o Diploma de Antônio Vilela
Aglézio de Brito recebe o Diploma de Ivanildo Silveira

O Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço, entregou os Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço aos pesquisadores, Raul Meneleu Mascarenhas de Aracaju; Carlos Alberto Silva de Natal e Aglézio de Brito, do Crato. Para a Conselheira Juliana Pereira "as homenagens são mais que justas, tanto o pesquisador Raul Meneleu como o amigo Carlos Alberto e o doutor Aglézio estão ao nosso lado nesse caminho de fortalecer a história de nosso sertão". Já o Conselheiro Narciso Dias ressalta "O Cariri Cangaço se fortalece a partir de seus membros e como Manoel Severo sempre fala, a gratidão é o nosso norte, parabéns aos homenageados".

Raul Meneleu Mascarenhas, cearense radicado em Aracaju fala da emoção da homenagem: "Meus agradecimentos a toda a família Cariri Cangaço, ao Conselho Curador Alcino Alves Costa e ao Curador do Cariri Cangaço, o amigo Manoel Severo BarbosaEsse título de amigo do Cariri Cangaço conferido na Câmara de Vereadores da cidade de Floresta-PE com a presença de amigos e da Senhora Prefeita Rorró Maniçoba, muito me honra e estará em destaque em meu escritório. Um forte abraço amigo Severo !"

Prefeita Rorró Maniçoba e Vereador Murilo Almeida, homenageados da noite
Dilma Marques diretora do GRE recebe seu diploma de Amanda Goiana
Manoel Serafim e Maria Amélia Araujo, homenagem aos Organizadores
Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz as estrelas da noite de homenagens

Seguindo o cronogramas de homenagens a Curadoria do Cariri Cangaço passou a homenagear às autoridades e a Comissão Organizadora do Cariri Cangaço em Floresta. Receberam Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço, a senhora prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, o presidente da Câmara Municipal vereador Murilo Almeida e os Organizadores do evento; Manoel Serafim, Maria Amélia Araujo, Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz. Para Maria Amélia Araujo, uma das organizadores do evento e homenageada "hoje realizamos um grande sonho, os florestanos estão honrados com a realização do Cariri Cangaço pela imensa contribuição que dá ao fortalecimento de nossa própria história que inclusive muito de nossos jovens não conhecem, muito obrigada Cariri Cangaço!"

Geraldo Ferraz em nome de Theophanes Torres recebe da prefeita Rorró Maniçoba
Manoel Serafim passa às mãos de dona Mariquinha, viúva e Fernando filho, a homenagem do Cariri Cangaço a Neco de Pautilha

Depois foi a vez das homenagens do Cariri Cangaço a vultos imortais da história de Floresta e do combate ao banditismo rural; o Cariri Cangaço outorgou o Título de Personalidade Eterna do Sertão ao comandante das forças volantes, florestano Theophanes Ferraz Torres e a Neco de Pautilha que marcaram suas biografias pela coragem, valentia e honra. Na oportunidade receberam as honrarias o pesquisador Geraldo Ferraz, neto de Theophanes Torres e dona Mariquinha, viúva de Neco de Pautilha.

Também em nome do Cariri Cangaço, o Conselheiro Ivanildo Silveira entregou Placas de Reconhecimento ao trabalho de pesquisa e estudos da temática cangaço aos pesquisadores, Oleone Coelho Fontes da Bahia, Geraldo Ferraz de Recife, Archimedes Marques de Aracaju e uma homenagem especial a família de Neco de Pautilha, homenagem recebido por seu filho, Fernando Cavalcante.

Oleone Coelho Fontes recebe placa de Cristiano Ferraz
 Manoel Severo passa a placa a Geraldo Ferraz
Marcos de Carmelita passa a placa a Archimedes Marques
Fernando Cavalcante, representando Neco de Pautilha receba sua placa das mãos de Ivanildo Silveira 

Dentro do mesmo sentimento de reconhecimento ao trabalho pela manutenção da memória do nordeste receberam o Troféu Moreno e Durvinha, confeccionado pela filha do casal de ex-cangaceiros, Neli Conceição, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa e os pesquisadores João de Sousa Lima de Paulo Afonso e Ivanildo Silveira de Natal.
João de Sousa Lima e Manoel Severo recebem de Neli Conceição o Troféu Moreno e Durvinha.
Kiko Monteiro, Archimedes Marques, Ivanildo Silveira, Kydelmir Dantas, Manoel Severo e Manoel Serafim, homenageados pela família de Neco de Pautilha
 Kydelmir Dantas, Manoel Severo e Manoel Serafim
Ivanildo Silveira
Sálvio Siqueira e Mané Neto, a fantástica arte de Arlindo Lopes

Uma das surpresas da noite, ainda dentro do sentimento de reconhecimento ao trabalho de pesquisa sobre a temática, partiu da família do ex-volante Neco de Pautilha, que a partir de sua esposa dona Mariquinha e de seus filhos, passaram ás mãos do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e dos pesquisadores, Kiko Monteiro, Archimedes Marques, Ivanildo Silveira, Kydelmir Dantas, Manoel Severo e Manoel Serafim. Por fim a grande surpresa e homenagem prestada pelo artista plástico Arlindo Lopes de São José do Egito juntamente com o pesquisador Sálvio Siqueira ao valente e valoroso nazareno Manoel de Sousa Neto, o famoso Mané Neto, com duas esculturas sensacionais, marcando a noite de abertura do Cariri Cangaço Floresta 2016.

Cariri Cangaço Floresta 
26 de maio de 2016, Câmara Municipal
Fotos: Kiko Monteiro e Elvis Lima

Nenhum comentário: