Uma Fotografia vale mais que... Por:Carlos Alberto

Floro Bartolomeu, o deputado paramentado para a guerra...


Toda iconografia tem os seus porquês. Disse o colecionador e o pesquisador de fotografia da história do Nordeste, especialmente sobre o cangaço: Ivanildo Silveira, no Cariri Cangaço, de Piranhas-AL, em julho de 2015, que, toda foto precisa ser indagada para se conhecer o seu conteúdo, através de questionamentos básicos: Quem? Onde? Como? Quando? Acima tem a fotografia, identificada pelos pesquisadores como sendo do Doutor Floro Bartolomeu, paramentado com a indumentária similar a um cangaceiro em combate e com os seus apetrechos peculiares...

Diagrama do Valado:O Círculo da Mãe de Deus


Floro estava sentado e encostado no valado: "O Círculo da Mãe de Deus", idealizado pelo ex-comerciante canudense Antônio Vila Nova, como trincheira dos combatentes juazeirenses contra as forças legais do Estado do Ceará, pela ocasião da Sedição de Juazeiro, acontecida em 1913/14, para derrubar o governo salvacionista de Franco Rabelo, como terminou acontecendo.

Carlos Alberto, pesquisador de Natal, RN

Nota:Fotografia copiada da página 77, do Livro: O TURBILHÃO DOS PUNHAIS, de Corrêa Filho, Rio de Janeiro-RJ: Gráfica Barbero, 1975, 176 páginas. 
As outras duas imagens foram copiadas do Blog História de Juazeiro e do Portal Estante Virtual, respectivamente.

Nenhum comentário: