Tarde de Música, Aboio e Sertão em Água Branca !

Maciel Coito e Manoel Severo e a festa do Aboio no encerramento em Água Branca

O auditório da Secretaria de Educação do município recebeu o último momento do Cariri Cangaço em Água Branca. Novamente sob o talento e arte da Filarmônica Santa Cecília os convidados do Cariri Cangaço puderam participar de um recital da mais tradicional e autentica música nordestina, com os meninos e meninas da filarmônica interpretando composições de Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, entre outros.

Filarmônica Santa Cecília, de Água Branca, ponto alto em todos os momentos do Cariri Cangaço em Água Branca
  Professores Bruno Mafra e José Silva em tarde de lançamentos no Cariri Cangaço em Água Branca
Amélia Araujo, Manoel Severo e Junior Almeida
Ingrid Rebouças e Juliana Pereira

Na mesma tarde fomos contemplados com os lançamentos de dois autores locais; o professor e pesquisador Bruno Mafra lançou "O Catolicismo Popular Praticado no Alto dos Coelhos "  e o professor José Silva lançou seu livro "O Messianismo no Brasil".

Em seguida pesquisadores de todo o Brasil puderam acompanhar a Conferência do pesquisador potiguar Múcio Procópio sobre a vida e a obra do compositor e interprete alagoano, Augusto Calheiros. "Nada melhor do que ter Múcio Procópio; um dos maiores conhecedores da música brasileira; e trazer o grande Augusto Calheiros a partir dessa conferência em sua terra natal; Alagoas, celebrando a chegada do Cariri Cangaço em Água Branca" afirma Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Múcio Procópio e a Conferência sobre Augusto Calheiros
Augusto Calheiros, cantor e compositor alagoano
Múcio Procópio e Edvaldo Feitosa

Por quase uma hora e meia, o talento e o conhecimento do pesquisador Múcio Procópio apresentou a todos os presentes a vida e obra de Augusto Calheiros, desde a origem familiar até o auge da fama do alagoano nascido em Maceió ainda em 1891 e que iniciou sua carreira de sucesso em Recife; em 1927, como integrante do grupo Turunas da Mauriceia, transferiu-se para o Rio de Janeiro com a estreia do grupo no Teatro Lírico, em espetáculo patrocinado pelo jornal Correio da Manhã, onde Augusto Calheiros fez enorme sucesso por causa de sua voz afinada e estilo peculiar de interpretação.

 Presidente "Aboiador": Maciel Silva e Manoel Severo e as homenagens de Água Branca ao Cariri Cangaço, através de seu curador

Fechando com chave de ouro o Cariri Cangaço em Água Branca, a homenagem do poder legislativo ao evento e seu curador Manoel Severo com a surpreendente apresentação do presidente da Câmara Municipal vereador e "aboiador" , Maciel Silva juntamente com os vaqueiros Zé Pequeno e Pedro, que proporcionaram a todos a emoção genuinamente sertaneja. 

Vídeo por Raul Meneleu, fonte: Youtube

Cariri Cangaço Piranhas
Secretaria de Educação, Água Branca, Alagoas
29 de Julho de 2016

Um comentário:

Edvaldo de Araujo Feitosa - Água Branca, Alagoas disse...

Caro Manoel Severo Barbosa! Vaidade não, mas humildade sim! Essa foi a estratégia que utilizei desde o início para que pudéssemos construir esse belíssimo dia 29 de julho de 2016, com a primeira Edição do Cariri Cangaço em Água Branca, Alagoas. Marcante, emocionante, desde o início. Como eu havia planejado! No decorrer dos cumprimentos e dos abraços, resolvi tocar os corações de cada um ali presente, e assim fiz ecoar a música "Milhão de Amigos"! A nossa amiga Juliana Pereira me afirmou que não conteve as lágrimas naquele momento.Em seguida,percebi o entusiasmo das famílias água-branquenses com a presença de todos vocês. A forma de acolhimento na Igreja Matriz não tem preço, a presença marcante dos representantes das famílias dos pioneiros nos honraram, o carisma do Padre José Aparecido, da Prefeita Albani, dos vereadores, de Maciel da Silva[Coito],Presidente, a simplicidade dos Índíos KALANKó, os músicos da Banda F. Santa Cecília, os escritores, e para encerrar com maestria, a presença do vaqueiro representando a caatinga, os sertões nordestinos. Na realidade não tenho mais adjetivos a adicionar para classificar esse evento. Vou deixar para o próximo.Fraterno abraço.

Edvaldo de Araujo Feitosa
Escritor, Pesquisador, Conselheiro do Cariri Cangaço.
Água Branca, Alagoas.