Os Filhos de Martinho de Souza... Por Lampião, Cangaço e Nordeste

Volante composta pelos filhos e primos de Martinho 

Em 10 de março de 1934, O subgrupo do cangaceiro Zé Baiano, em terras sergipanas, assassinou o fazendeiro Martinho de Sousa Freire, O vaqueiro Joãozinho de Vítor e o pai deste. Com o assassinato do velho Martinho, seu sobrinho Antonio Conrado foi até o Governador do Estado, o Dr. Eronides de Carvalho, seu amigo, e comunicou-lhe o crime cometido pelos bandidos contra seu tio, pedindo-lhe para incluir os filhos do finado no combate ao Bando de Lampião. Aceito o pedido, foi criada uma Força Volante , composta de 10 homens, sendo 05 deles filhos do morto: Felinto, José, Filomeno, Pedro e Alcino, e mais 05 primos deles, todos dispostos a tudo..

Essa volante deu vários combates com os cangaceiros e, em um deles, auxiliando a volante do Tenente Zé Rufino, mataram o cangaceiro Zepelin.
Fonte do Texto: Carira, do autor João Hélio de Almeida..

Lampião, Cangaço e Nordeste
Facebook

3 comentários:

Unknown disse...

Incrível sou descendente de martinho de souza freire neta de felinto de souza freire ..

Anônimo disse...

Sou bisneto de um dos integrantes da volante. Miguel Francisco de Almeida. Me chama Bruno Almeida Botão. Um lado da família estava abrigando lampião e outro a procura deles

Anônimo disse...

O Sr Miguel Francisco de Almeida e Domingos Francisco de Almeida que participaram desta volante são meus tios irmãos da minha mãe e o José Martins de Souza filho de Martinho de Souza Freire morto pelo cangaceiro Zé Baiano era meu tio também casado com a irmã de minha mãe:meu nome é Moisés Alves de Faria se alguém quiser entrar em contato esse é meu número (45)9 9975 3676