Ipueira dos Xavier na Programação do Cariri Cangaço Exu 2017

Rodrigo Honorato, Manoel Severo e Eimar Xavier

Ainda dentro dos preparativos do grande Cariri Cangaço Exu e Serrita 2017; entre os dias 20 e 23 de julho; o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo ao lado de Rodrigo Honorato e Ingrid Rebouças estiveram no último dia 22 de abril, visitando Ipueira dos Xavier, no município de Serrita; uma das vilas mais famosas da historiografia do cangaço. Ali a briosa família Xavier protagonizou alguns dos episódios marcantes envolvendo o rei do cangaço nos idos de 1925 e 1927.

Além da visita técnica à Vila da Ipueira dos Xavier, quando o Cariri Cangaço estabeleceu a infraestrutura dentro da programação do evento de julho, o grupo ainda realizou uma reunião de trabalho no vizinho município de Salgueiro com Eimar Xavier, patriarca da família em Ipueira, quando foi "fechada" a programação do Cariri Cangaço Exu-Serrita contemplando Ipueira dos Xavier.

 Em Salgueiro o Cariri Cangaço "fechou" a Programação na Ipueira dos Xavier
 Eimar Xavier: Seu avô e seu pai "expulsaram Virgulino em 1927..." 
Rodrigo Honorato e Eimar Xavier

1925...Naquela época mandava em Serrita o coronel Chico Romão. Lampião era useiro e vezeiro em visitar a Chapada do Araripe, entrando sempre pelos municípios de Jardim, Barbalha, Porteiras e Missão Velha, todos no Ceará, sob as bênçãos do coronel Santana , da Serra do Mato. Nesse mesmo 1925,  o rei dos cangaceiros pediu a Chico Romão para ser recebido em suas terras por ocasião de sua passagem por Serrita rumo ao Ceará. Naquela ocasião o mandatário de Serrita ajuizou não ser conveniente receber em suas terras o cangaceiro. Por manter laços de parentesco e amizade com a família Xavier; possuía 3 familiares casados com 3 familiares daquela família; se dirigiu ao patriarca das Ipueira, Coronel Pedro Xavier e lhe pediu que pela conveniência recebesse nas Ipueira, Lampião e seu bando.

O consentimento de Pedro Xavier se revelou logo em seguida em um grande constrangimento. Na passagem do bando de Lampião naquele ano de 1925 pelas Ipueira dos Xavier, foi recebido com cordialidade e a todos foi servida refeição com  a marca da anfitriã família Xavier. O inesperado acabaria acontecendo a partir de um "gracejo" dirigido por um dos cangaceiros do bando a uma das filhas do cel. Pedro Xavier, Maria Xavier, na época com 25 anos. Já prontos para seguirem viagem, o cel. Pedro Xavier se dirigiu a Lampião afirmando que não iria mais recebê-lo nas Ipueira em função do desrespeito do cabra com relação à sua filha. O chefe do bando perguntou qual seria a punição que deveria dá ao cabra, mas o cel. Pedro disse que a providência seria Lampião sair de suas terras imediatamente. Virgulino desceu do cavalo e diante de todos afirmou que quando voltasse à Ipueira seria para ver muito choro e sangue...

 Manoel Severo e Rodrigo Honorato na Ipueira dos Xavier
Clube Pedro Xavier e Capela local

"Receber o Cariri Cangaço na Ipueira dos Xavier é uma grande honra para nosso lugar, fazia tempo que eu e Severo planejávamos esse momento e agora vamos realizar; ainda mais, dentro do Cariri Cangaço Exu junto com a Missa do Vaqueiro aqui de Serrita, será uma festa inesquecível" relata um entusiasmado Eimar Xavier; filho de Dezim Xavier e neto do coronel Pedro Xavier, defensores no emblemático episodio de 27.

Coronel Pedro Xavier

"Sem dúvidas a chegada da Ipueira dos Xavier ao Cariri Cangaço Exu e Serrita coroam todos os esforços da organização do evento quando proporcionaremos a todos que participarão do Cariri Cangaço Exu, conhecer uma das mais sensacionais historias de Virgulino por estes lados do Araripe. Estive aqui em 2010 com os amigos Nemésio Barbosa e Eimar Xavier, de lá pra cá foram mais 3 visitas e hoje conseguimos realizar esse maravilhoso intento, avante" ressalta Manoel Severo. 

Passaram dois anos e em fevereiro de 1927 Lampião buscou cumprir com o prometido ao Cel. Pedro Xavier. Novamente vindo do Ceará, desta vez trazendo como refém Pedro Vieira, acercava-se das Ipueira para o combate de choro e sangue para a família Xavier. 

O fogo não se demorou muito, da casa grande foi rechaçado a bala por Dezim Xavier e poucos homens, Pedro Xavier que se encontrava na vila, do outro lado da estrada, seguiu para a casa, tendo uma crise de asma no caminho, todos pensavam que o mesmo havia sido atingido. Dezim logo alvejou a primeira e única vitima do combate, o cangaceiro Tempero, ou Musqueiro; o desenrolar do ataque era ouvido ao longe e logo muitos homens das redondezas ligados a Chico Romão e à família Xavier acorreram ao local, no total já se encontravam cerca de 120 homens para defender Pedro Xavier. Lampião ao perceber a nítida desvantagem na peleja e ao notar um de seus amuletos, tipo patuá, cortados a bala, se fez em retirada, não sem antes matar o refém Pedro Vieira e outro rapaz que havia anunciado sua chegada à Ipueira. Dessa forma a famosa Ipueira dos Xavier se uniu a Uiraúna na Paraiba e a Mossoró no Rio Grande do Norte como uma daquelas que expulsou Virgulino Lampião.

 Cruz de Pedro Vieira
 Vila da Ipueira dos Xavier
 Ingrid Rebouças na Ipueira dos Xavier
Residência da Família Xavier na Ipueira dos Xavier
Atual Casa da Fazenda, erguida sob as ruínas da casa de taipa de 1927...

Cariri Cangaço
Ipueira dos Xavier, Serrita-Pernambuco
22 de abril de 2017

Ipueira dos Xavier
Cariri Cangaço Exu
Missa do Vaqueiro de Serrita
20 a 23 de Julho de 2017


Nenhum comentário: