Ex-Votos (Ou os Milagres da Vingança do Cangaço) Então que Venha o Cariri Cangaço Poço Redondo Por:Rangel Alves da Costa

Conselheiro Cariri Cangaço, Rangel Alves da Costa
Difícil imaginar, mas na Estrada de Curralinho, nas distâncias sertanejas de Poço Redondo, um inusitado local de beirada de estrada serve como exemplificação maior de como a fé do povo transforma um cenário de vingança sangrenta em local de fé. Debaixo de um pé de pau estão fincadas duas cruzes de soldados mortos em agosto de 37 pelos homens comandados por Corisco numa vingança perpetrada contra a morte do cangaceiro Pau-Ferro. Sisi e Tonho Vicente, soldados que serviam no destacamento policial do distrito de Poço Redondo (e que nada tinha a ver com a força policial que atirou contra o cangaceiro), foram emboscados e mortos. Depois disso, a concepção sertaneja de ”malvadeza cometida contra inocentes”, fez com que o local se tornasse em verdadeiro santuário de adoração e de pedido de curas. 
Segundo relatos, muitas curas já foram conseguidas através da intercessão das Cruzes dos Soldados. Prova maior são os ex-votos deixados no local. Ex-votos (que significa “por força de uma promessa”) são oferendas deixadas no local como forma de agradecimento pelas graças alcançadas. E ali, ao redor das cruzes, mãos, pés, membros, tudo em madeira, mostrando que mãos foram curadas, pés foram salvos, membros retomaram suas forças. Assim a fé do povo. E não há como negar a crença pelo milagre.

Pesquisador e Escritor Rangel Alves da Costa
Conselheiro Cariri Cangaço
Poço Redondo, 17 de Março de 2018

E Vem Aí...
Cariri Cangaço Poço Redondo
14 a 17 de Junho de 2018

Nenhum comentário: