Manoel Severo, Idealizador e Curador do Cariri Cangaço


Manoel Severo Gurgel Barbosa, Cearense, natural de Fortaleza, nasceu em 18 de julho de 1965; possui larga experiência tanto nas áreas, privada como pública, com destaque para suas atividades no campo da produção cultural. 

Atividades na Área Privada; na área privada, emancipado aos 16 anos atuou no segmento de corretagens de mercadorias como sócio gerente da Algofibra Sociedade Comercial Ltda e diretor da Cooperativa Agrícola de Algodão de Maranguape entre os anos de 1982 até os idos de 1992. Entre os anos de 1994 até 1998 foi Assistente de Gerente, Gerente e o mais jovem Superintendente do Bicbanco S/A do Brasil, na época um dos maiores bancos do nordeste.  Entre os anos de 1998 e 1999 atuou na área comercial da IBC Comercial S/A, indústria de calçados do Grupo Bopil de Juazeiro do Norte.

 


Atividades na Área Pública; Com formação superior em Gestão Pública; Manoel Severo desempenhou as funções de Assessor de Comunicação; Assessor de Articulação Institucional; Chefe de Gabinete e Presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Maranguape, todos na Prefeitura Municipal de Maranguape;  entre os anos de 1999 a 2006, quando assumiu a Gerência da A3P junto ao CONPAM - Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará.

Em seguida desempenhou Assessorias na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nos gabinetes dos deputados estaduais; Virginia Carvalho nos anos de 2006 a 2007 e do deputado Júlio Cesar Filho entre os anos de 2012 e 2013. Foi Assessor do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos no ano de 2010. Participou por 8 anos; entre os anos de 2013 e 2020; de duas gestões na prefeitura de São Gonçalo do Amarante, em ambas como Secretário Executivo de Governo de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará.

 


Atividades Acadêmicas e Culturais; Manoel Severo Gurgel Barbosa é diretor da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; Acadêmico Fundador da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Membro da ACLA - Academia Columijubense de Ciências, Letras e Artes; Membro da Academia Lavrense de Letras; Membro da Academia Apodiense de Letras, Diretor do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Membro Honorário do GPEC – Grupo Paraibano de Estudos do Cagaço e do GFEC-Grupo Florestano de Estudos do Cangaço, membro da SABRI - Sociedade dos Amigos da Briosa . Recebeu os Títulos de Cidadão Honorário dos municípios de Maranguape, Quixeramobim, Crato e Missão Velha; no Ceará, Piranhas em Alagoas e Floresta em Pernambuco. 



É fundador e curador do Cariri Cangaço; marca pertencente ao Instituto Cariri do Brasil; evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos maiores pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu décimo primeiro ano de realização, como um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no país, sendo um dos principais fóruns de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Nordeste; Cangaço, Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica, Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo.  

Atualmente o Cariri Cangaço realizou edições em 24 municípios de 6 estados nordestinos; no Ceará - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Milagres, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Quixeramobim e Brejo Santo; na Paraíba - Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa; em Pernambuco: Exu, Floresta, Serrita e São José de Belmonte; Poço Redondo em Sergipe além de Água Branca e Piranhas em Alagoas e Pedro Alexandre no estado da Bahia.

Manoel Severo Gurgel Barbosa, idealizador e curador do Cariri Cangaço também administra o blog do Cariri Cangaço que conta com mais de 4.623.611 visitas até o último mês de Dezembro de 2020 e é o âncora do programa Grandes Encontros Cariri Cangaço, marca registrada do Canal no YouTube.



Assessoria de Comunicação
Cariri Cangaço
Fortaleza, Ceará BR
Atualizado em 04/01/2021

6 comentários:

Ingrid Rebouças disse...

E é também o meu amor. (:

Chagas Nascimento disse...

Manoel Severo, parabéns pela sua dedicação a nossa rica cultura sertaneja. Um forte abraço.

Unknown disse...

Bom dia Severo!
Eu mim chamo Elomar.
Severo eu gostaria de saber se vc pode mim ajudar a descobrir quem foi o meu avô Manuel de zimbigue, eu sei que Zimbigue e Severo são parentes isto é verdade? Eu uma certa feita estive na Lagoa do Rancho e lá conhecir um homem bom que se chamava Manoel Severo é vc?
Gostaria que você mim ajudasse a história da minha família.

Unknown disse...

Parabéns pelo brilhante trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns pelo grande projeto Cariri Cangaço

Elcio Lucena disse...

Saudações pelo seu brilhante empenho nesse projeto cultural marcante.