Tomam Posse Novos Conselheiros do Cariri Cangaço em Piranhas

Wescley Rodrigues e Juliana Pereira e a Posse do Conselho

Dentro da solenidade de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2016 ; por determinação e a partir de modificações nos Estatutos do Instituto Cariri do Brasil; procedidas no ultimo mês de Fevereiro; tomaram posse cinco novos conselheiros para assento no Conselho Consultivo Alcino Alves Costa, colegiado formado por personalidades do universo do estudo e pesquisa da temática  cangaço e correlatas, eleitos por votação direta pelos membros atuais do colegiado.

Os cinco mais votados e que tomaram posse na noite desta última quinta-feira, 28 de julho, foram: Pesquisador e escritor Luiz Ruben de Paulo Afonso na Bahia; pesquisador e escritor Edvaldo Feitosa de Água Branca nas Alagoas; pesquisador Manoel Serafim de Floresta em Pernambuco; pesquisador Raul Meneleu de Aracaju, Sergipe e por fim, pesquisador Celsinho Rodrigues de Piranhas, Alagoas.

A posse dos novos conselheiros, que agora estabelecem o numero de 30 Conselheiros ativos se deu por solenidade comandada pelos Conselheiros, Wescley Rodrigues, de Sousa na Paraíba e Juliana Pereira de Quixadá no Ceará.

Luiz Ruben de Paulo Afonso e Juliana Pereira
Manoel Severo, Edvaldo Feitosa e Zilda Lima

O Conselho Consultivo Cariri Cangaço Alcino Alves Costa, assume novamente o desafio de pensar juntos os próximos passos do empreendimento Cariri Cangaço para os anos de 2017 e 2018, tendo já sua primeira reunião marcada para este mesmo Cariri Cangaço Piranhas no próximo domingo,dia 31 de Julho, quando se reunirá para definir as diretrizes e agenda para o próximo biênio.

Manoel Serafim e Juliana Pereira
Raul Meneleu e Juliana Pereira 
Celsinho Rodrigues e Juliana Pereira

Assim, a composição do Novo Conselho Alcino Alves Costa ficou: O Ceará, como berço, continua mantendo o maior número de conselheiros, oito, sendo: Ângelo Osmiro e Aderbal Nogueira, de Fortaleza. Do sertão central, Quixadá: Juliana Pereira. Do cariri passando pelo vale do salgado, das Lavras da Mangabeira, Cristina Couto; de Aurora o grande José Cícero Silva, de Barro, Sousa Neto; do portal Missão Velha , Bosco Andre que ao lado do Mestre Napoleão Tavares Neves formam a seleção alencarina do Conselho.

Teresina nos permitiu o talento inconfundível de Leandro Cardoso que abriu alas para outra seleção; o espetacular time potiguar, com seis nomes de peso: Honório de Medeiros, Paulo Gastão, Kydelmir Dantas, Ivanildo Silveira, Múcio Procópio e Rostand Medeiros. Da Paraíba, Narciso Dias e Jorge Remígio de João Pessoa, Wescley Rodrigues da cidade de Sousa e professor Pereira, de Cajazeiras. 

Conselho Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço

A terra de Virgulino nos trouxe os Pernambucanos; Geraldo Ferraz do Recife; Antonio Vilela de Garanhuns, Ana Lucia de Petrolina e agora , Manoel Serafim de Floresta. Cruzando o Velho Chico a trilogia final nordestina: Sergipe vem com um dos novos: Raul Meneleu de Aracaju, depois temos Kiko Monteiro de Lagarto e Archimedes Marques também de Aracaju, e ainda Alagoas com os novos conselheiros: Celsinho Rodrigues de Piranhas e Edvaldo Feitosa de Água Branca e por fim, da Bahia, o "baiano" de São José do Egito, João de Sousa Lima e outro estreante, Luiz Ruben, ambos da bela Paulo Afonso...  

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço comenta: "Nosso empreendimento ganhou uma dimensão muito bacana, hoje estamos presentes em 18 municípios de 5 estados, ano que vem estaremos inaugurando de 4 a 6 novas sedes, dessa forma, foi mais que oportuno a mudança dos estatutos do Instituto Cariri do Brasil e o novo formato de nosso Conselho Consultivo que contará com até 50 membros, isso só fortalece o trabalho em equipe e o inegável reconhecimento a esses homens e mulheres que são os grandes responsáveis por tudo isso."

Conheça o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço:

Napoleão Tavares Neves, Barbalha CE
Juliana Pereira, Quixadá CE
Ivanildo Silveira, Natal RN
Ângelo Osmiro, Fortaleza CE
Honório de Medeiros, Natal RN
Narciso Dias, João Pessoa PB
Sousa Neto, Barro CE
Gerado Ferraz, Recife PE
Wescley Rodrigues, Sousa PB
Ana Lúcia Granja, Petrolina PE
Kiko Monteiro, Lagarto SE
João de Sousa Lima, Paulo Afonso BA
Archimedes Marques, Aracaju SE
Rostand Medeiros, Natal RN
Aderbal Nogueira, Fortaleza CE
José Cícero Silva, Aurora CE
Antônio Vilela, Garanhuns PE
Bosco André, Missão Velha CE
Múcio Procópio, Natal RN
Paulo Gastão, Mossoró RN
Kydelmir Dantas , Mossoró RN
Cristina Couto, Lavras da Mangabeira CE
Jorge Remígio, Custódia PE
Professor Pereira, Cajazeiras PB
Leandro Cardoso, Teresina PI
Luiz Ruben, Paulo Afonso BA
Edvaldo Feitosa, Água Branca AL
Celsinho Rodrigues, Piranhas AL
Manoel Serafim, Floresta PE
Raul Meneleu Mascarenhas, Aracaju SE


Cariri Cangaço Piranhas 
Posse de Novos Conselheiros
Centro Cultural Miguel Arcanjo, Piranhas AL
28 de Julho de 2016

Um comentário:

Manoel Serafim disse...

Com a proximidade de mais um Cariri Cangaço, dessa vez nas acolhedoras Piranhas e Água Branca, no sertão alagoano, fui tomado por um forte sentimento de alegria e emoção, pois estava prestes a reencontrar amigos queridos da Família Cariri Cangaço e de conhecer novos confrades.
Mas a minha grande e grata surpresa foi saber que o meu nome, juntamente com os dos queridos Luiz Ruben, Raul Meneleu, Edvaldo Feitosa e Celsinho Rodrigues estavam entre os cinco novos membros que iriam integrar o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa.
Agradeço aos Conselheiros e ao Curador Manoel Severo, pela confiança que depositaram em nós e quero agradecer também a todos o confrades que nos parabenizaram demonstrando sinceras alegrias pela escolha dos nossos nomes. Venho reiterar que farei o possível e, se necessário, até mesmo o impossível para enaltecer, abrilhantar, divulgar e agigantar o Cariri Cangaço.