Lagoa das Areias: Local onde foi Encontrado o Corpo de Zé de Julião Por:Manoel Belarmino

No dia 16 de março do corrente ano, estivemos, eu (este que escreve), Rangel, Maria Oliveira, o secretário de Obras Ronivaldo e o estudante de engenharia civil Geferson, no assentamento Lagoa das Areias, nas proximidades da Estrada de Curralinho, em Poço Redondo, local onde foi encontrado o corpo do sertanejo de Poço Redondo, cangaceiro, construtor e político Zé de Julião em 19 de fevereiro de 1961. A equipe da Prefeitura esteve ali já providenciando as melhorias nos locais onde acontecerão as visitas técnicas e as palestras durante o Cariri Cangaço PoçoRedondo. Zé de Julião, José Francisco do Nascimento, é uma das figuras importantes do nosso município, desde o cangaço à política do município.
Zé de Julião foi, no cangaço, o cangaceiro Cajazeira. Casado com Enedina. A mesma Enedina que morreu em Angico em 28 de julho de 1938, juntamente com Maria Bonita e Lampião e os outros cangaceiros. Zé de Julião é o mesmo Zé que virou mestre de obras no Rio de Janeiro e participou da construção de Brasília. Zé de Julião é o mesmo Zé poço-redondense que foi duas vezes candidato a prefeito nas duas primeiras eleições depois que Poço Redondo foi emancipado. É o mesmo Zé que escapou das balas assassinas do cangaço e das volantes, mas não escapou das artimanhas e das balas da política. Zé de Julião foi assassinado naquele 19 de fevereiro de 1961, e teve seu corpo desovado nas Pedras da Bastiana na Lagoa das Areias.

Sua vida e sua história já inspirou poetas e escritores, romances, filmes e documentários.As Pedras da Bastiana é um pedacinho da historia deste solo sagrado do mestre Alcino Alves Costa. É assim que será o nosso Cariri Cangaço Poço Redondo e Serra Negra 2018, de 14 a 17 de junho.

Manoel Belarmino
Pesquisador e escritor
Poço Redondo-SE

Nenhum comentário: